Ter uma casa gera muitos gastos, energia e água por exemplo, são os campeões nesse quesito. Por conta disso, trouxemos aqui algumas dicas para que você consiga deixar sua casa mais sustentável e econômica.
Não se assuste, você não precisará reconstruir ou modificar sua casa de forma drástica, mas algumas novas adaptações serão necessárias para melhorar e deixar a casa mais sustentável.
A primeira dica para economizar e deixar sua casa mais sustentável é construir uma cisterna. Esse equipamento nada mais é do que um reservatório para captar água. Com a evolução, existem cisternas mais compactas, feitas exatamente para as casas.
Para instalar esse equipamento, não é necessário nenhuma reforma na sua casa, e a cisterna te possibilita uma redução de 50% na conta de água. Com esse sistema você pode fazer:
- Lavagem de quintais e calçadas;
- Lavagem de carros;
- Regar de plantas;
- Descargas.?
Outra dica importante que gera economia e deixa sua casa sustentável são os aquecedores solares. Nas residências, a tecnologia solar térmica é voltada especialmente para reduzir o uso de chuveiros elétricos (campeões em consumo de energia). Dependendo do volume de uso do chuveiro elétrico, um aquecedor solar pode trazer uma redução de até 40% na conta.
Com o uso de um aquecedor solar, é possível gerar energia para:
- Piscinas;
- Aquecimento de ambientes;
- Chuveiros,
O sistema de duração média de 20 anos, e o mesmo traz uma economia grande para a sua casa. Utilizando a energia limpa do sol, aquecedores solares não emitem qualquer impacto ao Meio Ambiente.
A mais importante das dicas é o sistema solar fotovoltaico, dentre todas citadas essa com toda certeza pode mudar sua economia com as contas básicas da casa.
A energia solar fotovoltaica é capaz de gerar toda a energia que você consome na sua casa, resultando em uma economia de até 95% na conta de luz todos os meses. E todo esse investimento dura em média 25 anos.
Como funciona o sistema solar fotovoltaico?
- O funcionamento começa com as placas solares,?que são instaladas sobre os telhados para a livre captação da luz do sol;
- Essa energia é enviada ao?inversor fotovoltaico, principal equipamento do sistema e que converte essa energia para as características de nossa rede elétrica;
- Toda energia convertida pelo inversor é distribuída pela casa e alimenta qualquer equipamento elétrico ligado na tomada;
Isso tudo com um sistema totalmente ligado com sua casa, gerando economia e sustentabilidade para muito anos. Fazer uso de tecnologias que transformem sua casa em um ambiente sustentável e que gere economia, tem sim um investimento considerável, mas dessa forma, sua economia e retorno será muito maior para os próximos anos e para as próximas gerações.