Como a Energia Solar pode ser utilizada

Como a Energia Solar pode ser utilizada

É notório que o custo com a energia elétrica vem subindo visivelmente ao longo dos anos. E, a cada dia que passa, aumenta a parcela da população que se preocupa com a sustentabilidade do nosso planeta.

Mas, o que fazer com esse alto custo? Temos alguma forma de gerar energia de maneira não poluente? Com certeza, podemos não apenas gerar energia de forma mais consciente, como também obter grandes economias na conta de luz no final do mês. Estamos falando da energia solar, que é uma fonte inesgotável e que já é possível de ser utilizada para diversos fins.

Depois de implantados os painéis solares nos locais e proporções desejadas, a energia produzida poderá ser utilizada em residências, tanto interna como externamente. Podendo até mesmo, se houver um banco de baterias, durante a noite ou em dias nublados e chuvosos utilizar a energia que foi armazenada.

Pode também ser utilizada em locais aonde a energia elétrica ainda não chega, como na zona rural ou cidades muito afastadas. E, com esse mesmo intuito de atender a essa demanda da população, a energia solar pode ser usada para bombear a água em pequenas vazões a fim de abastecer vilas e pequenas comunidades.

Nosso planeta é composto cerca de 70% água, porém a água salgada que é insalubre para o consumo humano é a maior parte dessa totalidade. Devido a isso, tem sido realizada a dessalinização da água para torna-la potável, porém esse é um processo que demanda grande consumo de energia elétrica elevando os custos financeiros, e por isso tem sido utilizado cada dia mais a energia solar nesse processo.

Outro item que tem sido procurado na busca pela economia de energia são as luminárias solares. Essas luminárias possuem placas solares e baterias internas e individuais que armazenam a energia durante os dias de sol para serem utilizadas principalmente à noite em jardins, garagens ou outro lugar que se queira iluminar constante ou temporariamente.

As possibilidades de utilização de energia solar vem crescendo gradativamente, já sendo utilizada para a iluminação pública em alguns pontos do país, também em aquecimento de ambientes e piscinas, em processos industriais, empresas, para secadores de produtos agrícolas, barcos de passeio, em sinalizações marítimas, repetidoras remotas de rádios e TVs e até mesmo em satélites.

A economia na conta de luz devido ao uso da energia solar tem sido tão satisfatória que quem já aderiu ao sistema diz que vale a pena o investimento.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Posso ajudá-lo ?