;

5 respostas definitivas sobre a instalação de um sistema de energia solar

Está pensando em mudar a forma de consumo de energia em sua casa ou empresa? Mas mesmo vendo e se informando sobre todas as vantagens, ainda surgem dúvidas que ninguém consegue tirar da sua cabeça? E quais você deve ter antes de iniciar uma instalação.

Estamos aqui pra isso! Separamos as 5 perguntas mais intrigantes e temos 5 respostas definitivas para cada uma delas.

1.       O seu telhado é sombreado?

o sol atingirá o seu painel por, pelo menos, cinco horas por dia. Se árvores, colinas ou outros edifícios impedem que o sol alcance seu telhado, isso é um problema. E lembre-se: especialmente em cidades, um prédio alto pode aparecer ao lado no futuro.

 

2.       A direção do telhado é propícia?

Devido à posição geográfica do Brasil em relação ao sol, os telhados voltados para o norte são os mais produtivos para a energia solar, mas se esse não é o caso do seu telhado, não se preocupe, pois as perdas obtidas por telhados voltados para o nordeste ou Noroeste são de apenas 3% e 8%, respectivamente, enquanto os voltados para Leste ou Oeste, são, em ordem, de 12% e 20%.

Os telhados voltados ao sul sofrem perdas muito grandes e, nesses casos, só se deve instalar o painel para casas localizadas na região norte do país.

3.       O material do meu telhado aguenta a instalação?

Os painéis fotovoltaicos são presos ao telhado através de um sistema de fixação específico para cada tipo de telhado (fibrocimento, metálico, cerâmico e de barro).

Embora seja possível instalar um sistema fotovoltaico em qualquer tipo de telhado, o sistema de fixação representa uma parte importante do orçamento e, por isso, o tipo de telhado deve ser levado em conta quando estamos preparando uma propriedade para receber energia solar.

4.       Existe ângulo certo para o telhado?

O ângulo de inclinação do painel fotovoltaico também é muito importante no resultado de sua geração elétrica.

Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede, o ângulo de inclinação ideal do painel deve ser igual ao da Latitude da região onde irá se instalar esse sistema.

5.       Quanto custa um sistem de energia solar?

Os sistemas são projetados de forma exclusiva para cada cliente, em virtude de seu consumo e peculiaridades de cada imóvel e localidade.

 

 

 

 

0 comentário(s)